Transporte Logístico no Setor do Comércio Varejista no Município de Dourados – MS
Resumo
O presente trabalho trata de uma pesquisa realizada em empresas do comércio varejista do município de Dourados-MS, que objetivou identificar quais as principais dificuldades e benefícios que o mesmo encontra nas principais lojas do comércio varejista dentro dos setores de cama mesa e banho. O método de pesquisa aplicado foi a pesquisa quantitativa de natureza descritiva em conjunto com uma pesquisa exploratória com caráter qualitativa. A população alvo foram 40 (quarenta) funcionários e clientes das empresas estudadas, os dados foram coletados em agosto e setembro de 2013, através de um questionário estruturado e fechado. Após a aplicação, os dados foram analisados e apresentados em gráficos e textos discursivos onde se pode avaliar a opinião dos funcionários e clientes. Através dos resultados obtidos conclui-se que os funcionários e clientes, em sua maioria, encontram-se de regularmente satisfeitos em relação à localização da empresa, estacionamento para clientes, variação de mercadorias, promoções, facilidade de pagamento, fidelização dos clientes, treinamento de funcionários. Porém, há uma carência no transporte próprio. No entanto, quanto ao transporte logístico sentem-se satisfeitos.
Palavras-chave: Transporte Logístico. Comércio. Varejo.
Abstract
The present work treats of a research accomplished in companies of the retail trade of the municipal district of Dourados-MS, that it aimed at to identify which the main difficulties and benefits that the same finds in the main stores of the retail trade inside of the sections of bed table and bath. The research method applied was the quantitative research of descriptive nature together with an exploratory research with qualitative character. The population objective was 40 (forty) employees and customers of the studied companies, the data were collected in August and September of 2013, through a structured questionnaire and closed. After the application, the data were analyzed and presented in graphs and discursive texts where she can evaluate the employees’ opinion and customers. Through the obtained results it is ended that the employees and customers, in her majority, meet of regularly satisfied in relation to the location of the company, parking for customers, variation of goods, promotions, payment easiness, the customers’ fidelity, employees’ training. However, there is a lack in the own transport. However, as for the transport logistics they feel satisfied.
Keywords: Transport Logistics. Trade. Retail.