Crise Hídrica e o Demarketing da Água em Concessionárias Estaduais de Saneamento

Autores

  • Vanessa Audrey Coutinho da Silva Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, SP, Brasil.
  • Thais Menezes Rodrigues Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, SP, Brasil
  • Benedita Márcia de Siqueira Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, SP, Brasil
  • Ana Claudia Silva Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, SP, Brasil.
  • Erico Luciano Pagotto Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, SP, Brasil.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo a respeito de como as concessionárias públicas de saneamento estaduais estão atuando na
orientação dos consumidores em relação à economia da água. As campanhas para redução podem ser consideradas uma forma de demarketing
– que atua de forma oposta ao marketing tradicional da promoção do consumo. Foram realizadas pesquisas bibliográficas conceituais, e de campo para contabilizar e comparar as ações promovidas por cada empresa, a fim de visualizar um panorama das ações desenvolvidas por elas para incentivar o consumo moderado. A pesquisa procura também relacionar o papel estratégico da administração destas concessionárias que, por um lado, têm sua receita advinda da venda da água, e, por outro, tem a responsabilidade de gerenciar um recurso público básico e cada vez mais escasso. Os resultados alcançados demonstraram os fatores causadores deste imbróglio e das medidas promovidas para amenizar as consequências da escassez de água.

Palavras-chave: Administração. Planejamento Estratégico. Propaganda.

Abstract
The aim of this paper was to analyze how water State utilities are managing their public communication towards to reduce water consumption
by the customers. Campaigns for reduction can be considered a form of demarketing - which acts in the opposite way to traditional marketing
of increase consumption. A literature review was made and a fieldwork conducted in order to verify, analyze and compare the actions taken
by each company to assess how each one is acting to encourage moderate consumption. The research also seeks to relate the strategic role of
the administration of these utilities which have, on the one hand, their incomes from the sale of water, and on the other the responsibility to
manage a basic public resource which is becoming increasingly scarce. The findings show that most of them have few initiatives in order to
reduce consumption and mitigate the consequences of water scarcity.

Keywords: Administration. Strategic Planning. Advertising.

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos