Educação Financeira: Saberes Sobre Orçamento Pessoal e sua Utilização no Controle dos Recursos Financeiros
Resumo
O objetivo deste artigo consiste em verificar de que forma a educação financeira contribui para o controle das finanças pessoais, fazendo um relato sobre o processo de ensino-aprendizagem no Brasil e seus principais pilares. Com base na teorização conceitual acerca da educação, analisar a inserção de noções sobre orçamento pessoal e finanças no contexto escolar. Para execução deste estudo, buscou-se a pesquisa bibliográfica a fim de se levantar informações teóricas fundamentais para contextualização do tema proposto. Sugere-se por fim uma reflexão acerca da Educação Financeira no país, de modo que ocorram, por parte dos entes responsáveis, políticas que fomentem a aproximação do aluno com a realidade, tendo como pressuposto o conhecimento acerca de orçamento pessoal.
Palavras-chave: Educação. Finanças. Orçamento Pessoal.
Abstract
The purpose of this article is to verify how financial education contributes to the control of personal finances, making an account of the teaching-learning process in Brazil and its main pillars. Based on conceptual theorizing about education, this study aimed to analyze the inclusion of notions about personal budgeting and finance in the school context. Literature research was carried out to raise theoretical information to contextualize the theme. A reflection on the Financial Education in the country is required by the entities responsible for showing the reality to the students.
Keywords: Education. Finance. Personal Budget.