Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento: Desafios dos Gestores de Recursos Humanos Diante dos Novos Contextos de Gerenciamento

Autores

  • Erika Santos Machado Anhanguera Educacional.
  • Julliane Alves Pererira aAnhanguera Educacional.
  • Fabiano Gutierrez Franco Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psiclogia. Anhanguera Educacional.
  • Telma Alessandra Correa da Silva Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Ambiental. Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, Curso Superior em Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos.

Resumo

A presente pesquisa bibliográfica tem como pressuposto mostrar a importância da valorização do capital intelectual e da implantação da Gestão do Conhecimento, na busca pela vantagem competitiva, e relatar a preocupação dos Gestores de RH em aplicar processos que possam auxiliálos na captação e retenção do conhecimento dos colaboradores, promovendo medidas que venham aprimorar as competências existentes nas organizações. O capital intelectual é um ativo intangível que envolve as capacidades, habilidades e experiências das pessoas no âmbito organizacional, no qual se desenvolvem competências que agregam valores à organização e às pessoas que as constituem. E para se manterem competitivas, as organizações estão aprimorando suas técnicas e ferramentas de gestão. Portanto, a Gestão do Conhecimento está sendo desenvolvida com o intuito de identificar, captar, criar, disseminar e utilizar o conhecimento, na busca de um aprendizado contínuo, tanto das organizações como dos Gestores de Recursos Humanos e dos colaboradores.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Capital Intelectual. Gestores de Recursos Humanos.

Abstract

This literature presupposes to show the importance of valuation of the intellectual capital and the implementation of knowledge management in the search for competitive advantage, and report the concerns of HR managers to implement processes that can assist them in attracting and retaining the knowledge of its employees by promoting measures that will enhance existing skills in organizations. Intellectual capital is an intangible asset that involves the capabilities, skills and experiences of people at the organizational level, in which develop skills that add value to the organization and the people who constitute them. Moreover, to remain competitive, organizations are improving their technical and management tools. Therefore, knowledge management is being developed in order to identify, capture, create, disseminate and use knowledge in the pursuit of continuous learning of the organizations, Human Resource Managers and employees.

Keywords: Knowledge Management. Intellectual Capital. Human Resource Managers.

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Publicado

2015-12-30

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Artigos