Um Instrumento de Mensuração de Carga Mental Aplicado em uma Turma de Graduação do Curso de EAD do Departamento de Gestão da Informação da UFPR – Estudo de Caso
Resumo
Dentro do contexto da ergonomia, este artigo discute o conceito e técnicas denmensuração de carga mental apresentados na literatura. Esta discussão teórica sustenta a questão principal deste trabalho: a carga mental na disciplina de EAD. Para tanto foi analisada a primeira turma, com uma disciplina totalmente em EAD do curso presencial de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR. A análise contou com a avaliação de questionário de NASA-TLX a respeito da disciplina cursada em EAD. Destaca-se na conclusão a dificuldade em relação à exigência mental, nível de realização e nível de esforço.
Palavras-chave: Ergonomia da Informação. Carga de Trabalho. Comportamento Organizacional.
Abstract
Within the ergonomics context, this article discusses the concept and mental load measurement techniques reported in the literature. This theoretical discussion supports the main issue of this work: the mental load on the DL discipline. For this we analyzed the first group, with a discipline completely in ODL distance course for the Information Management at the Federal University of Paraná, in Curitiba-PR. The analysis included the evaluation of NASA-TLX questionnaire regarding the course taken in distance education. It is stood out at the conclusion the difficulty with mental demand, achievement level and effort level.
Keywords: Information ergonomics. Workload. Organizational Behavior.