Governança Corporativa: Uma Visão Sob a Teoria da Agência
Resumo
O presente artigo apresenta, sob a visão da Teoria da Agência, que o engajamento da empresa em outras atividades gera um problema de agência, ou seja, conflitos entre os interesses do principal que é o acionista, e o gestor, que é o agente. A metodologia utilizada foi incialmente a bibliometria sobre a Teoria da Agência em artigos nas revistas Revista de Administração Contemporânea - RAC, Revista de Administração de Empresas - RAE e Revista Organizações em Contexto - ROC e posteriormente a revisão bibliográfica sobre o tema, o que proporcionou um material para entender que os problemas de agenciamento geram custos substanciais para as organizações e podem ter seus impactos reduzidoscom a Governança Corporativa.
Palavras-chave: Governança Corporativa. Teoria da Agência. Economia Organizacional.
Abstract
This article presents, under the view of the Agency Theory, the company engagement in other activities generates an agency problem, or conflict between the interests of the principal that is the shareholder and the manager, agent. The methodology was initially bibliometrics on the Agency Theory in articles at the magazines RAC (Revista de Administração Contemporânea), RAE (Revista de Administração de Empresas) and later ROC (Revista Organizações em Contexto) and literature review on the topic which provided a material to understand that the problems of agencying generate substantial costs for organizations and may have their impacts reduced to Corporate Governance.
Keywords: Corporate Governance. Agency Theory. Organizational Economics.