Acessibilidade no Transporte Ferroviário Urbano de São Paulo
Resumo
O Planejamento e a Acessibilidade no Transporte Ferroviário têm destaque por serem dois assuntos tratados com cuidado e paciência por serem desenvolvidos a longo prazo. São Paulo é uma cidade totalmente dinâmica; o transporte é um equipamento com altíssimo potencial de desenvolvimento urbano social, e tudo aquilo que faz para desenvolver a mobilidade e o deslocamento de pessoas encurtando distâncias é importante. As pessoas, motivadas por interesses diversos, utilizam-se do transporte para locomoção e, sobretudo, para geração de riqueza. Com o objetivo de ampliar o modo trabalhado e todo planejado de uma desenvoltura sistemática no transporte ferroviário, buscou-se verificar a escassez de recursos, o excesso de burocracia no planejamento e a falta de concretização de empreendimentos, com análises documentais, bibliográficas e estudos de caso. A CPTM herdou uma malha ferroviária muito antiga e defasada, sem acessibilidade e infraestrutura, o motivo dessa ineficiência foi a péssima gestão, ocasionando o abandono da ferrovia, gerando ausência de manutenção e do aproveitamento do uso do solo, que envolve toda uma estrutura de transformação no planejamento de transporte além do planejamento urbano, ambiental e social. O planejamento de transporte precisa criar uma rede de transporte integrado com o desenvolvimento urbano, melhorando sua infraestrutura, aproveitando o uso do solo, diminuindo a vulnerabilidade na gestão e proporcionando mobilidade para seus usuários.
Palavras-chave: Planejamento. Trem Urbano. Mobilidade.
Abstract
The Planning and accessibility in Rail Transport have been highlighted for being two issues to be treated with care and patience to be developed in the long run. São Paulo is a fully dynamic city; transportation is a device with great potential for social urban development and all that is done to develop the mobility and displacement of people by shortening distances is important. People, motivated by different interests, use means of transportation for movement themselves and also to generate wealth. In order to extend the working mode and all planned of a systematic resourcefulness in the rail transport, we search to check the scarcity of resources, excessive bureaucracy in planning and implementation of projects, with bibliographic and documentary analyses case studies. CPTM has inherited a very old and outdated railway network, without accessibility and infrastructure, the reason for this inefficiency was the gross mismanagement, causing the abandonment of the railroad, generating lack of maintenance and of the rational use of land, which involves an entire structure of transformation in the transportation planning and also the urban, environmental and social planning. The transportation planning needs to create a transport network integrated with urban development, improving its infrastructure, taking advantage of land use, reducing vulnerability management and providing mobility for its users.
Keywords: Planning. Urban train. Mobility.