Competências de Egressos Graduados em Enfermagem: Avaliação de Gestores Empregadores
Resumo
A formação de um profissional com as competências demandadas para o enfrentamento dos problemas vivenciados no cotidiano de trabalho
do enfermeiro se configura como uma situação que merece reflexão mais acurada. Para tanto, faz-se necessário compreender a singularidade
e a complexidade dos aspectos intervenientes no processo educativo, com base na perspectiva dos gestores empregadores dos egressos e
apreender a percepção de gestores de serviços de Enfermagem de instituições empregadoras, sobre as competências possibilitadas durante a
formação para a atuação profissional dos egressos graduados em um curso de Enfermagem. Pesquisa conduzida em abordagem qualitativa.
Após os procedimentos éticos formais foram entrevistados 15 gestores. O conteúdo das entrevistas foi transcrito e analisado com base na
técnica da Análise Temática segundo Bardin. As Unidades de Significado que emergiram dos discursos possibilitaram a composição de três
categorias: Perfil do enfermeiro demandado; Avaliação do desempenho do egresso e Sugestões para o aprimoramento do currículo. A avaliação
dos gestores evidenciou a contribuição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o currículo do curso, principalmente no que se refere ao
Estágio Curricular Supervisionado, e apontou a necessidade de se promover, com maior propriedade, o desenvolvimento de competências
técnico-científicas e ético-políticas. Destaca-se a importância da adoção de estratégias de ensino que promovam um aprendizado significativo,
reafirmando a eficácia das metodologias ativas e da inserção precoce dos estudantes nos cenários da prática. Para efetivação do ensino na
graduação sugere-se maior investimento na capacitação dos docentes; estímulo ao protagonismo dos estudantes e interação ensino e serviço.
Palavras-chave: Avaliação Educacional. Enfermagem. Egressos. Mercado de Trabalho.
Abstract
The formation of a professional with the skills demanded for the confrontation of the problems experienced in the daily work of nurses is
revealed as a situation that deserves a more accurate reflection. Therefore, it is necessary to understand the uniqueness and complexity of the
issues involved in the educational process, based on the perspective of managers employers of graduates and seize the perception of nursing
services managers in employing institutions, regarding skills acquired during training for the professional performance of students graduating
from a nursing program. Research conducted in a qualitative approach. After the formal ethical procedures, 15 managers were interviewed.
The content of the interviews was transcribed and analyzed based on the technique of thematic analysis according to Bardin. The Units of
Meaning that emerged from the speeches enabled the composition of three categories: Profile of the demanded nurse; Performance evaluation
of the graduate, and suggestions for the curriculum improvement. The evaluation of managers highlighted the contribution of the National
Curriculum Guidelines in the curriculum of the course, especially with regard to the Supervised Curricular Internship, and pointed out the
need to promote more appropriately the development of technical-scientific, ethical and political skills. Highlights the importance of adopting
teaching strategies that promote meaningful learning, reaffirming the effectiveness of active methodologies and early integration of students
in practice settings. For effective teaching at the undergraduate level it is suggested greater investment in teacher training, stimulus to the role
of students and teaching service interaction
Keywords: Educational Assessment. Nursing. Graduates. Job Market.