A Função do Planejamento Estratégico Dentro de uma Organização

Autores

  • Érica Santos Francischinelli Pazzini Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, Pós-Graduação Lato Sensu em Controladoria. São Paulo, Brasil.
  • Alex Coltro bUniversidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. São Paulo, Brasil.

Resumo

Este artigo busca demonstrar a importância do planejamento estratégico para a gestão de uma organização. Atualmente, as empresas buscam
ferramentas e traçam planos de ações para manter-se no mercado cada vez mais competitivo e sujeito a mudanças externas. Considerado como
uma das mais importantes funções administrativas, o planejamento estratégico utiliza os recursos disponíveis pela organização combinando
ações pré-estabelecidas para se atingir um objetivo futuro. Alguns conceitos ligados ao planejamento estratégico, sua implementação e suas
necessidades foram abordadas no trabalho que utilizará esses recursos para analisar um estudo de caso, que será implantado em uma empresa
do ramo metalúrgico, que atua na venda de máquinas no mercado nacional, mas que pretende ampliar pontos de venda. Para isso, utilizará
de recursos já disponíveis internamente e outros custos que ao final do projeto serão analisados, a fim de verificar se o objetivo traçado foi
alcançado.

Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Organização. Futuro. Plano de ação.

Abstract

This article seeks to demonstrate the importance of strategic planning for the management of an organization. Currently, companies seek
look for and draw action plans to remain in the market increasingly competitive and subject to external changes. Considered one of the most
important administrative functions, strategic planning uses the resources available by the the organization combining pre-established actions
to achieve a future goal. Some concepts related to strategic planning, implementation and needs were addressed in the paper that will use these
resources to analyze a case study, applied to a company in the metallurgy area, which operatesin the sales of machines in the nationalc market,
but which wants to enlarge its sales points. For this, it will make use of already internally available resources and other costs that, at the final
of the project, will be analyzed to conclude if the goal set was reached.

Keywords: Planning. Strategy. Organization. Future. Action Plan.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos