Uma Análise no Processo de Fidelização de Clientes: o Caso de uma Empresa no Segmento de Agronegócios
Resumo
O processo de fidelização gera diretamente inúmeras fases até que o verdadeiro encantamento de retenção seja almejado pela organização.
Este artigo buscou identificar a sistemática contínua de uso referente ao processo de fidelização e as práticas cotidianas destas ferramentas
de cativação e retenção do cliente em uma empresa do setor de Agronegócio. Com o objetivo principal de analisar os possíveis fatores, que
influenciam a fidelização e satisfação de seus clientes, este trabalho embasou-se em metodologia na pesquisa do tipo exploratório e descritivo.
Logo, no que compete ao tipo de instrumento de coleta de dados, o questionário estruturado aplicado a campo foi eleito e aplicado entre vinte
clientes de forma aleatória. Verificou-se, ainda, por meio dos dados coletados e resultados mensurados que os clientes estão satisfeitos em
relação à qualidade no atendimento (75%) e de pós-vendas (80%). Contudo, a empresa deve ter uma atenção maior quanto à qualificação dos
consultores em atender seus clientes, uma vez que se revelou que uma boa parte dos clientes não está satisfeita com a qualificação (35%),
comprovando assim, a ausência de estratégias de fidelização e modelos de relacionamentos com os clientes.
Palavras-chave: Fidelização. Satisfação. Processo.
Abstract
The process of loyalty generates directly countless steps until the real enchantment of retention is desired by the organization. This article
aimed to identify the continuum systematic of use for the loyalty process and their daily practices of these tools of captivation and customer
retention in a company of the agribusiness sector. With the main objective to analyze the possible factors that influence the loyalty and
satisfaction of their customers, this work was based on their Methodology in searching of type exploratory and descriptive. Soon o it pertains to
the type of data collection instrument the structured questionnaire applied to field outside the selected one and applied among twenty customers
in a random order. It was verified through the collected and measured results that customers are satisfied, regarding the quality service (75%)
and post-sales (80%). However the company should have a greater attention on the qualification of the consultants in meeting their clients,
where it was discovered that a good share of them are not satisfied with the qualification (35%), revealing the absence of loyalty and models
of relationships with the customers.
Keywords: Loyalty. Satisfaction Process.