O Uso e Influência da Ética na Utilização do Balanced Scorecard
Resumo
O Balanced Scorecard (BSC) é uma das principais ferramentas estratégicas utilizadas por empresas que buscam atualizar constantemente
suas metas atrás de um novo diferencial competitivo. Na frenética corrida atrás de resultados, esta ferramenta, muitas vezes, sofre alterações
que influenciam diretamente em ações não concomitantes aos padrões éticos estipulados pela empresa e pela sociedade. Para isso, é preciso
compreender que o BSC e a ética devem andar juntos na construção das estratégias empresariais. O esquecimento da correta utilização desta
ferramenta com padrões éticos pode gerar grandes prejuízos financeiros e para a imagem das companhias. Em alguns casos, os prejuízos morais
ultrapassam os financeiros, ação que pode levar uma empresa a perder a confiança de seus clientes e acionistas de modo definitivo. Este artigo
é baseado em pesquisa realizada que sugere a inserção de um ambiente ético para garantir aplicabilidade do BSC nas empresas, garantindo que
todos os diferenciais competitivos sejam alcançados através de posicionamentos estratégicos éticos.
Palavras-chave: Balanced Scorecard. Estratégia. Ética. Business Intelligence. Desempenho.
Abstract
Balanced Scorecard (BSC) is one of the strategic tools used by companies seeking to constantly update their goals on a new competitive edge.
In the frantic running around results, this tool often undergoes changes that influence directly non-concurrent actions to ethical standards set
by the company and society. For that, there is a need to understand that BSC and ethics should work together in building business strategies.
Neglecting the proper use of this tool to ethical standards can generate great financial losses, and a negative image of the companies. In some
cases, moral damages beyond the financial ones, which can lead a company to lose the trust of its customers and shareholders. This article
is based on research that suggests the inclusion of an ethical environment to ensure applicability of the BSC in companies, ensuring that all
competitive advantages are achieved through ethical strategic positioning.
Keywords: Balanced Scorecard. Strategy. Ethic. Business Intelligence. Performance.