Levantamento das Necessidades de Treinamento e Desenvolvimento para Melhor Qualidade no Atendimento
Resumo
O artigo tem por objetivo a aplicação de conceitos de Treinamento e Desenvolvimento e seus paradigmas. Justifica-se o seu alto grau de
relevância pelo acelerado aumento da competitividade entre as empresas, causada pelas profundas mudanças nas estruturas de comercialização,
considerando ainda mais que, no contexto atual, as empresas precisam dotar seus recursos humanos, em especial os de vendas, de procedimentos
diferenciados em sua abordagem de mercado. Esse novo contexto trouxe à tona com nova vitalidade uma questão há muito defendida: a da
necessidade de investimento nas pessoas para obtenção de diferenciais competitivos. Assim, o levantamento das necessidades de treinamento na
empresa, objeto de estudo, poderá ser mais um grande diferencial, uma vez que esses treinamentos se converterão, ainda mais rapidamente, em
ganhos para a empresa. Buscou-se mostrar ao responsável pela Farmácia e Drogaria Farmavida, o quanto é importante investir em treinamento
qualificado para seus funcionários, sendo mais uma forma de se obter um diferencial competitivo sustentável e eficaz. A partir de um referencial
teórico sobre o treinamento, seus processos, bem como de observações e as pesquisas de campo.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Treinamento. Desenvolvimento.
Abstract
The purpose of this article is to apply training and development concepts and their paradigms. Their high degree of relevance is justified by the
accelerated increase in competitiveness among companies, caused by the profound changes in the commercialization structures, considering
even more that, in the current context, companies must equip their human resources, especially sales, with differentiated procedures in its
market approach. This new context has brought to light with more vitality an issue that has long been defended: the need to invest in people to
obtain competitive differences. Thus, the survey on training needs in the company under study could be another greatdifferential, since these
trainings will become even faster in earnings for the company. The aim was to show the person responsible for Drugstore Farmavida how
important it is to invest in qualified training for their employees as another way to obtain a competitive and sustainable competitive advantage.
Starting from a theoretical reference on training, its processes, as well as observations and field research.
Keywords: People Management. Training. Development.