Percepção do Público Referente aos Serviços Prestados por Agências de Turismo Comparado a Utilização de Estratégias Aplicadas por duas Empresas da Região dos Campos Gerais
Resumo
O atual mercado exige cada vez mais das empresas um diferencial competitivo, para que as mesmas possam capturar e fidelizar seus clientes através da satisfação. O objetivo dessa pesquisa é analisar empresas do setor de serviços turísticos, utilizar-se de uma amostra de consumidores para se realizar um comparativo, acerca do que as empresas oferecem, em seus serviços, e o que os consumidores buscam nesse serviço. Com base nos objetivos se definiu a pesquisa quantitativa, a qual se mostra mais apurada para a obtenção de opiniões e atitudes específicas dos entrevistados, em que o objetivo é representar os dados de maneira que possam ser demonstradas ao assunto em questão, trazendo conclusões satisfatórias. Pode-se compreender, então, que a partir dessa satisfação que o cliente tanto busca nos dias atuais, as empresas vêm investindo mais em marketing de serviços e de relacionamento. O marketing de relacionamento busca consumidores leais, mas isso requer tempo, pois
a fidelização do cliente acontece de um relacionamento em longo prazo. Ao que se refere ao marketing de serviços é imprescindível que as empresas mantenham um relacionamento concreto com seus clientes, para que assim haja uma troca constante de informações visando melhoria e aprimoramento dos serviços. Os resultados e conclusões trazem para ambas as empresas um feedback positivo e demonstra um alto nível de satisfação, sendo esse um ponto forte para a fidelização do cliente.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento. Satisfação. Marketing de Serviços.
Abstract
The current market has increasingly required from companies a competitive edge, so that they can capture and engage their customers through satisfaction. The purpose of this research is to analyze companies in the tourism service sector, using a customers sample to make a comparison, about what, companies offer intheir services and what consumers look for in this service. Based on the objectives the quantitative research was defined, which is shown more accurate to obtain specific opinions and attitudes of respondents, where its goal is to represent the data so that they can be demonstrated to the subject matter, bybringing satisfactory conclusions. It is understood therefore that from that
customer’s satisfaction which the same has been looking for nowadays, companies have inversted more in marketing, services and relationship.
Relationship marketing search loyal consumers, as the customer loyalty happens due to a prolonged relationship with their customers. When it
comes to marketing services it is essential that companies maintain a real relationship with their customers, so that there is a constant exchange
of information aimed at the improvement and enhancement of services. The findings and conclusions by both companies bring a positive
feedback and demonstrate a high level of satisfaction being a strong point for customer loyalty.
Keywords: Relationship Marketing. Satisfaction. Service Marketing.