Motivação e Liderança Dentro das Empresas
Resumo
Este artigo busca demonstrar a importância da liderança no processo de motivação dos funcionários dentro das empresas, a motivação como meio para o líder exercer sua função. Para tal, a pesquisa apresenta um resumo de diversas teorias dos principais autores que trabalham com o processo de motivação e de autoestima, visando que os funcionários efetuem suas atividades com eficiência e com satisfação, ajudando-os a chegarem onde desejam dentro da empresa, com isso trazendo resultados positivos para a organização. O trabalho foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico utilizando-se de livros, artigos e materiais disponibilizados na internet. A pesquisa conclui que os líderes
devem procurar se utilizar da motivação para incentivar o trabalho em equipe e gerar um bom relacionamento entre os funcionários. O líder também deve identificar problemas comportamentais para poder auxiliar na resolução dos problemas de cada funcionário, e assim não gerar a desmotivação dos mesmos. A empresa tem a responsabilidade de investir em treinamentos para motivar seus funcionários a desempenhar suas atividades com qualidade em um ambiente de trabalho agradável. Conclui-se, também, que os fatores monetários não são os únicos responsáveis por ocasionar a motivação nos colaboradores, sendo o reconhecimento, o ambiente, e a necessidade de realização de fatores
eficientes neste processo.
Palavras-chave: Motivação. Liderança. Eficiência. Autoestima.
Abstract
This article aims at demonstrating the importance of leadership in the process of employee motivation within companies, motivation as a means
for the leader to perform his or her function. For this, the research presents a summary of several theories of the main authors who work with
the process of motivation and self-esteem, aiming for employees to carry out their activities efficiently and with satisfaction, helping them to
reach where they want within the company, and thus producing positive results to the organization. The work was carried out by means of a
bibliographical survey using books, articles and materials made available on the Internet. The research concludes that leaders should seek to
use motivation to encourage teamwork and generate good relationships among employees. The leader must also identify behavioral problems
in order to help solve the problems of each employee, and thus not generate the employees’ demotivation. The company has a responsibility
to invest in training to motivate its employees to perform their activities with quality in a pleasant work environment. It is also concluded that
the monetary factors are not the only ones responsible for motivating the employees, being the recognition, the environment, and the need to
perform efficient factors in this process.
Keywords: Motivation. Leadership. Efficiency. Self-Esteem.