O Estudo do Comportamento do Consumidor como Subsídio para o Desenvolvimento de um Produto: o Caso do Sabão em Pó Ala

Autores

  • André Petris Gollner Faculdade Anhanguera de Taubaté, SP, Brasil.
  • Roberta Baldo Bacelar Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, SP, Brasil.

Resumo

A identificação das expectativas do comprador acerca de um produto ou serviço permite as empresas, de maneira mais acertada, definir suas ofertas
e suas estratégias de marketing. O campo do comportamento do consumidor auxilia nesta tarefa, ao propor conceitos e metodologias que visam
compreender como as pessoas se relacionam com bens e serviços e como se portam no momento da decisão de compra. Este artigo tem como proposta
utilizar o lançamento do sabão em pó Ala, de propriedade da Unilever, para ilustrar a relevância e o papel da pesquisa de mercado e do entendimento
do comportamento do consumidor para o desenvolvimento de um produto e a conquista de um novo mercado. De cunho bibliográfico, o estudo de
caso apresenta como a multinacional anglo-holandesa executou uma pesquisa de observação, na qual um grupo de gerentes ficou seis meses imersos
no universo do consumidor. Com as informações coletadas em campo é construída uma fábrica e lançado um produto com características adaptadas
aos desejos e necessidades do público-alvo, integrante da base da pirâmide social. O caso do sabão em pó da Unilever permite inferir que, quando se
aplica de maneira adequada a pesquisa de mercado, o sucesso do produto no mercado e o retorno do investimento tende a ser superior e com brevidade.

Palavras-chave: práticas de consumo; produto; público-alvo; marketing.

Abstract

The identification of the buyer’s expectations about a product or service allows companies to more accurately define their offerings and marketing
strategies. The consumer’s behavior field assists in this task by proposing concepts and methodologies that aim to understand how people relate to goods
and services and how they behave at the purchase decision time. The purpose of this article is to use the launch of the Unilever owned Ala powder soap
to illustrate the relevance and role of market research and the consumer’s behavior understanding for product development and the achievement of a
new market. From a bibliographical point of view, the case study shows how the anglo-dutch multinational carried out an observation survey, where a
group of managers spent six months immersed in the consumer’s universe. With the information collected in field a factory and a product is built with
characteristics adapted to the desires and needs of the target public, integral of the the social pyramid basis. The case of the Unilever soap powder allows
us to infer that when market research is properly applied, the product success in the market and the return on investment tends to be higher and sooner.

Keywords: consumer’s practices; product, target; marketing.

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos