Avaliação por Egressos Como Indicador de Qualidade do Processo de Formação na Graduação

DOI: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n35p68-74

Autores

  • Maria Dyrce Dias Meira Centro Universitário Adventista de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde. SP, Brasil.
  • Giselle Silva Oliveira Hospital Adventista Silvestre. RJ, Brasil.
  • Mara Cristina Hototian Silva Hospital Adventista Silvestre. RJ, Brasil.
  • Paulina Kurcgant Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem. SP, Brasil.

Resumo

Os graduados representam o produto das Universidades e seu desempenho no mercado de trabalho é um dos parâmetros mais importantes para
avaliar a qualidade do ensino. O objetivo desse artigo foi verificar como se deu a formação na graduação, com base na percepção da trajetória
profissional trilhada por egressos de um Curso de Enfermagem. Estudo transversal, descritivo desenvolvido em abordagem quantiqualitativa.
Participaram 61 egressos graduados entre os anos 2008 a 2012. Aplicou-se questionário semiestruturado utilizando processador on-line
“Google Docs”. Realizada a análise descritiva dos dados quantitativos e análise de conteúdo das questões subjetivas. Os participantes eram,
predominantemente, jovens e do sexo feminino; 85% haviam realizado pós-graduação; 75% afirmaram satisfação profissional; 90% começaram
a trabalhar nos dois primeiros anos, a maioria em hospitais e na Atenção Básica. Da análise temática emergiram três categorias: “A instituição
formadora favorece a inserção no mercado de trabalho”; “Estágio curricular supervisionado como diferencial” e “Aspectos para melhorar
formação do enfermeiro”. A formação proporcionou capacitação técnico-científica e socioeducativa para o exercício profissional seguro e
comprometido com a qualidade do serviço, porém deve haver maior investimento no desenvolvimento de competências ético-políticas.

Palavras-chave: Avaliação Educacional. .Educação em Enfermagem. Força de Trabalho.

Abstract

The graduates represent the universities product and their resourcefulness in the labor market is one of the most important parameters to
evaluate the teaching quality. The objective of this study was to verify undergraduate training based on the professional trajectory perception
traced by a Nursing Course graduates. The authors carried out a survey study, a descriptive, qualitative and quantitative approach and cross
segment, which analyzed data from 61 graduates between the years 2008-2011. Data were collected through semi-structured response to a
questionnaire sent to graduates by an electronic medium online processor “Google Docs”. Descriptive analysis of quantitative data and
content analysis of subjective questions was performed. It is a young population and predominantly female. 85% had completed graduate
studies; 75% affirmed professional satisfaction; 90% started working in the first two years, mostly in hospitals and in Primary Health Care.
From the thematic analysis three categories emerged: “The training institution favors the insertion in the labor market”; “Supervised
curricular internship as a differential” and “Aspects to improve nursing training”. The training provided scientific-technical and educational
formation for the safe professional exercise and committed to the service quality, but there must be more investment in the development of
ethical-political skills.

Keywords: Educational Measurement. Education. Nursing. Labor Force.

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Publicado

2018-06-30

Edição

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Artigos