Compreender os Fatores que Influenciam a Rotatividade de Profissionais do Varejo em Araçuaí/MG
DOI: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n36p115-119
Resumo
A rotatividade de capital humano no setor varejista é uma das preocupações para as organizações, uma vez que o processo de uma nova
contratação pode ser mais caro do que investir em um funcionário atual. Com isso, surgiu a necessidade de compreender os fatores que
influenciam na rotatividade de profissionais do varejo em Araçuaí, MG. Além de identificar os principais aspectos motivadores da rotatividade,
no setor varejista da cidade, na percepção dos empresários e dos funcionários, também se buscou identificar se as organizações do setor varejista
de Araçuaí/MG possuem um plano de carreira e, por fim, propor sugestões estratégicas no campo da Gestão de Pessoas, a partir da literatura
disponível e dos dados de pesquisa coletados. A verificação dos resultados da pesquisa ocorreu por meio de levantamento bibliográfico,
seguido de entrevistas feitas com gestores e colaboradores das organizações do setor varejista em Araçuaí/MG. Nos resultados encontrados se
notou que o principal fator de motivação para se desligar da organização, segundo os colaboradores, são os fatores psicológico-emocionais,
seguido da condição financeira e melhor oportunidade no mercado, sendo que este último era tido como um fator principal na visão dos
empresários. Por fim, este estudo se torna relevante, pois contribui para que os gestores das organizações desenvolverem estratégias para uma
possível erradicação da rotatividade no varejo.
Palavras-chave: Rotatividade. Gestão de Pessoas. Gestão Estratégica.
Abstract
Human capital turnover in the retail sector is one of the concerns for organizations, since the process of re-hiring may be more expensive than
investing in a current employee. This led to the need to understand the factors that influence the turnover of retail professionals in Araçuaí, MG.
In addition, identify the main motivating aspects of the turnover in the retail sector of the city, in the entrepreneurs’ and employees’ perception,
identify if within the organizations of the retail sector of Araçuaí, MG there is a career plan and, finally, propose strategic suggestions in the
People Management field, based on available literature and collected research data. The verification of the research results was done through
a bibliographic survey, followed by interviews with managers and employees of the retail sector organizations in Araçuaí / MG. In the results
found, it was observed that the main motivation factor for detaching from the organization according to the employees is the psychologicalemotional
factors, followed by financial and better opportunities in the market, the latter being considered as a main factor in the Businessmen.
Finally, this study becomes relevant, because it contributes to the organizations’ managers to develop strategies for a possible eradication of
the turnover in the retail.
Keywords: Turn over. People Management. Strategic Management.