Endomarketing Como Ferramenta Motivacional nas Organizações Contemporâneas
DOI: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n36p148-153
Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar por meio de pesquisa bibliográfica o endomarketing sendo uma ferramenta motivacional, a fim de
comprometer a equipe frente às políticas organizacionais. A pesquisa parte do pressuposto de que o endomarketing é uma realidade que se
apresenta nas organizações contemporâneas na busca de fatores relevantes, como: uma equipe comprometida e motivada refletindo, diretamente,
na satisfação do cliente externo e na expansão dos negócios e produtividade da empresa. Em um contexto em que a tecnologia, a comunicação
em demasia e a globalização tornam os produtos e as empresas muito similares e saturam o mercado, percebe-se a utilização de processos de
endomarketing dentro da organização atingindo a motivação dos colaboradores. Por meio da pesquisa bibliográfica que fundamenta este artigo
e analisando as mais variadas abordagens feitas por todos os autores, que formam a base deste estudo, pode-se concluir que o endomarketing
pode ser utilizado como fator motivacional pelas organizações, alcançando assim resultados importantes como a influência na satisfação dos
clientes e a expansão da produtividade da empresa, com uma equipe motivada e comprometida. O endomarketing favorece aberturas para
ponderar processos que estimulem o comprometimento e as atitudes dos colaboradores nas organizações, possibilitando que os esforços dos
indivíduos sejam utilizados de forma inteligente para benefício tanto da empresa quanto dos funcionários.
Palavras-chave: Marketing. Comunicação. Comprometimento. Sucesso.
Abstract
The aim of this work is to verify through bibliographic research the endomarketing as a motivational tool to commit the team to organizational
policies. The research assumes that endomarketing is a reality that presents itself in contemporary organizations in search for relevant factors
such as a committed and motivated team directly reflecting the external customer satisfaction and the expansion of business and productivity
of the company. In a context where technology, too much communication and globalization make products and companies very similar and
saturate the market, it is noticed the use of endomarketing processes within the organization reaching the employees’ motivation. Through the
bibliographic research that bases this article and analyzing the most varied approaches made by all the authors that form the basis of this
study, it can be concluded that endomarketing can be used as a motivational factor by organizations, thus achieving important results such as
influence on customers’ satisfaction and the company’s productivity expansion, with a motivated and committed team. Endomarketing favors
openings to consider processes that stimulate the employees’ commitment and attitudes in organizations, enabling the individuals’ efforts to be
used wisely for the benefit of both the company and employees.
Keywords: Marketing. Communication. Commitment. Success.