A Multiterritorialidade da Manifestação da Arte nas Ruas do Centro de Ipatinga/MG

DOI: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n36p154-163

Autores

  • Adilson Mariano de Jesus Santos Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Empresariais e Sociais. Argentina. Faculdade Pitágoras de Ipatinga. MG, Brasil.
  • Patricia Falco Genovez Universidade Vale do Rio Doce, Faculdade de Ciências Educação e Letras, Curso de História. MG, Brasil.

Resumo

A manifestação da obra de arte nos espaços preestabelecidos e de certa forma privados como museus e galerias indicam temáticas e
público-alvo definido por uma territorialidade. Porém, o que ocorre com a manifestação da arte nas ruas? Como se estabelece a questão de
territorialidade? Seria uma forma de multiterritorialidade? Como se configuraria a multiterritorialidade da manifestação da arte nas ruas do
Centro da cidade de Ipatinga no Estado de Minas Gerais? Em busca de uma possível resposta se trata o objetivo do presente artigo, que é
identificar a multiterritorialidade da manifestação da arte nas ruas do centro de Ipatinga, principalmente na Praça da Bíblia. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, cujo método foi observacional, não participante, realizada no período de 2016-2017. Como instrumental teórico para
análise qualitativa se utilizou a pentade burkeana. A bibliografia utilizada apresenta breves conceitos interdisciplinares, que tangem sobre arte,
monumento, contramonumento, território, multiterritorialidade e o processo de formação territorial como um todo. A contextualização do
território em que ocorre a manifestação permitiu que se identificasse a multiterritorialidade, que ocorre no processo de adaptação da manifestação
da arte nas ruas e da apropriação deste território pelas manifestações da arte pública de forma cumulativa de diversas territorialidades.

Palavras-chave: Multiterritorialidade. Manifestação. Arte e Rua

Abstract

The art manifestation in the pre-established and somewhat private spaces such as museums and galleries indicate thematic and public target
defined by a territoriality. But what happens with the art manifestation on the streets? How is the question of territoriality established? Is it
a form of multiterritoriality? How would the multiterritoriality of the art manifestation be configured on the streets of Ipatinga’s downtown
area in the State of Minas Gerais? In search of a possible answer, the purpose of this article is to identify the multiterritoriality of the art
manifestation in the streets of the downtown area of Ipatinga city, especially in Praça da Biblia. It is a qualitative research whose method
was observational, non-participant, carried out in the period 2016-2017. As a theoretical instrument for qualitative analysis, the Burkean
pentade was used. The bibliography used presents brief interdisciplinary concepts that deal with art, monument, countermument, territory,
multiterritoriality and the territorial formation process as a whole. The territory contextualisation in which the manifestation occurs allowed
the multiterritoriality identification that occurs in the adaptation process of the art manifestation in the streets and the appropriation of this
territory by the manifestations of public art in a cumulative form of diverse territorialities.

Keywords: Multiterritoriality. Manifestation. Art and Street.

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Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos