A Percepção das Práticas de Liderança pelos Gestores de Empresas Contábeis
DOI: https://doi.org/10.17921/1415-6571.2020v24n40p93-98
Resumo
Este trabalho analisou as práticas de liderança utilizadas pelos gestores de empresas contábeis. Tal abordagem se justifica pela necessidade
de identificar as principais práticas de liderança adotadas pelos gestores de empresas contábeis, contribuindo para um melhor entendimento
da gestão das empresas contábeis. O propósito deste estudo foi identificar as principais práticas de liderança aplicadas pelos gestores de
empresas contábeis. Este propósito foi alcançado a partir de um levantamento aplicado para sessenta e três gestores de empresas contábeis
para identificar a percepção de tais práticas de liderança. A pesquisa foi realizada através de questionário eletrônico enviado para gestores de
empresas contábeis, a fim de avaliar a percepção de gestores em empresas contábeis sobre a prática de liderança. O questionário utilizado foi
dividido em quatro seções: dados da empresa; informações sobre o participante; conceitos de liderança e, por fim, práticas de liderança. O
estudo demonstrou que é possível identificar as principais práticas de lideranças no levantamento aplicado nas empresas contábeis participantes.
E por meio do levantamento, que foi aplicado neste estudo, também foi possível identificar que os gestores têm se utilizado de práticas de
liderança com uma alta frequência.
Palavras-chave: Liderança. Percepção da liderança. Empresas Contábeis.
Abstract
This paper analyzed the leadership practices used by accounting firms managers. Such an approach is justified by the need to identify the main
leadership practices adopted by accounting firms managers, contributing to a better understanding of the accounting firms management. The
purpose of this study was to identify the main leadership practices applied by accounting firms managers. This purpose was achieved from a
survey applied to sixty-three managers of accounting firms to identify the perception of such leadership practices. The survey was conducted
through an electronic questionnaire sent to accounting firms managers in order to assess the managers perception in accounting firms about
the leadership practice. The questionnaire used was divided into four sections: Company data; information about the participant; leadership
concepts and finally leadership practices. The study demonstrated that it is possible to identify the main leadership practices in the survey
applied in the participating accounting companies. And through the survey that was applied in this study, it was also possible to identify that
managers have used leadership practices with a high frequency.
Keywords: Leadership. Leadership Perception. Accounting Companies.