Educação Financeira: uma Análise da Educação Financeira dos Estudantes do Curso de Administração de uma IES
DOI: https://doi.org/10.17921/1415-6571.2021v25n42p101-106
Resumo
Neste estudo se buscou analisar como os graduandos do curso de Administração da Faculdade CNEC Unaí percebem a educação financeira e
como realizam o controle dos seus recursos. Assim, foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados
foi elaborado um questionário contendo dezessete perguntas de múltipla escolha aplicadas aos alunos matriculados no curso, do primeiro ao
oitavo período. No instrumento aplicado havia questões relacionadas ao uso de ferramentas financeiras, ao entendimento acerca de finanças
pessoais, entre outros. A partir da análise dos dados se verificou que os alunos entendem a educação financeira como algo importante e o local
em que mais adquiriu conhecimento acerca das finanças foi a faculdade. Grande parte dos pesquisados realizam controle dos seus recursos por
meio de anotações em cadernos, e quando questionados sobre poupar mensalmente, a maioria dos pesquisados respondeu que ainda não realiza
reservas financeiras.
Palavras-chave: Educação Financeira. Finanças Pessoais. Controle Financeiro.
Abstract
This study aimed to analyze how Administration course graduates of Faculdade CNEC Unaí perceive the financial education and how they
control their resources. Therefore, a quantitative, exploratory and descriptive research was carried out. For data collection, a questionnaire
containing sixteen multiple choice questions was applied to students enrolled in the course, from the first to the eighth period. The instrument
applied had questions concerning using financial tools, understanding about finances, among others. From the data analysis, it was verified
that the students understand financial education as something important and control their resources, demonstrating that they are interested
in this subject.
Keywords: Financial education. Personal Finances. Financial Control.