Responsabilidade Socioambiental como Fator de Competitividade
DOI: http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2019v23n38p134-138
Resumo
Este artigo visa avaliar como a responsabilidade socioambiental é um fator de competitividade para uma empresa do setor sucroalcooleiro
instalada no Estado de Mato Grosso. O desenvolvimento foi embasado nas discussões sobre organizações no âmbito do setor sucroalcooleiro
com foco na aplicação da responsabilidade socioambiental. A metodologia utilizada compreendeu o uso da técnica de pesquisa documental
e bibliográfica aliada ao estudo de caso estruturado, a partir do cenário do setor sucroalcooleiro. Os resultados obtidos se referem como
a responsabilidade socioambiental pode ser considerada um aspecto estratégico e um importante diferencial competitivo no mercado. Os
projetos com foco na melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa, como a adoção de praticas do seu papel de responsabilidade
socioambiental que buscam contribuir para o crescimento e desenvolvimento das comunidades locais e regionais, a preservação do meio
ambiente para a perpetuação da empresa, tornaram-se ainda mais credívéis perante aos stakeholders, os quais se mostram cada vez mais
sensíveis e reativos às questões socioambientais.
Palavras-chave: Responsabilidade Socioambiental. Competitividade. Sucroalcooleira. Stakeholders.
Abstract
This article aims to evaluate how socio-environmental responsibility is a factor of competitiveness for a company from the sugar and alcohol
industry installed in the State of Mato Grosso. The development was based on discussions on organizations within the scope of the sugar
and alcohol sector with a focus on the application of social and environmental responsibility. The methodology used included the use of the
documentary and bibliographic research technique allied to the structured case study, based on the scenario of the sugar and alcohol industry.
The results obtained refer to how social and environmental responsibility can be considered a strategic aspect and an important competitive
differential in the market. The projects focused on the continuous improvement of the company’s environmental performance, such as the
adoption of practices of its social and environmental responsibility that seek to contribute to the growth and development of local and regional
communities, the preservation of the environment for the perpetuation of the company, have made even more credible vis-à-vis stakeholders,
who are increasingly sensitive and reactive to social-environmental issues.
Keywords: Environmental Responsibility. Competitiveness. Sugar and Alcohol. Stakeholders.