Estudo Literário sobre a Segmentação de Mercado como Ferramenta Estratégica de Marketing

Autores

  • Lucas Rodrigo Santos de Almeida aculdade Joaquim Nabuco, Curso de Administração, PE, Brasil.
  • Suellen Sanne Batista Faculdade Joaquim Nabuco, Curso de Administração, PE, Brasil; Faculdade Boa Viagem, PE, Brasil.
  • Hans Stephan Wiegandt Faculdade Joaquim Nabuco, Curso de Administração, PE, Brasil; Faculdade Maurício de Nassau, Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria e Controladoria, PE, Brasil.
  • Valdênio Rodrigues de Oliveira Gonçalves Faculdade Joaquim Nabuco, Curso de Administração, PE, Brasil.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral identificar a importância da segmentação de mercado como ferramenta estratégica de marketing. No
contexto específico, comparar as transformações e/ou evoluções conceituais do marketing com o passar das décadas, identificar as principais
variáveis da segmentação de mercado, e analisar as vantagens e as desvantagens do processo de segmentação. A justificativa para o trabalho
está relacionada a um dos temas relevantes do marketing chamado comportamento do consumidor, tendo por base o pressuposto de um estudo
de segmentação. A metodologia utilizada foi a técnica de revisão de literatura. Em relação aos estudos das variáveis de segmentação, verificouse
que há crescentes investimentos em pesquisas a fim de estudar potenciais variáveis de segmentação. Identificou-se que a segmentação de
mercado faz parte do planejamento estratégico da organização, na intenção de compreender o comportamento do consumidor em mercados
atuais e potenciais em que a empresa irá atuar.

Palavras-chave: Marketing. Segmentação de Mercado. Variáveis de Segmentação.

Abstract

This article aims to identify the importance of market segmentation as a marketing strategic tool. In the specific context, aims to compare
the changes and/or conceptual marketing developments over the decades, identify key variables of market segmentation, and analyze the
advantages and disadvantages of the segmentation process. The justification for the work is related to one of the relevant themes of marketing
named consumer behavior on the assumption of a segmentation study. The methodology was the literature review technique. Regarding to
studies of segmentation variables, it was found that there are increasing investments in research in order to study potential segmentation
variables. It was identified that the market segmentation is part of the organization’s strategic planning in an attempt to understand consumer
behavior on current and potential markets in which the company will act.

Keywords: Marketing. Market Segmentation. Segmentation variables.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos