O Marketing Eletrônico como Ferramenta de Comunicação: um Estudo de Caso na Empresa Companhia da Esfiha em Dourados, MS

Autores

  • José Ângelo Pinto Xavier Universidade Federal da Grande Dourados, Programa de Pós-Graduação em Agronegócio, MS, Brasil; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS, Brasil; Faculdade Anhanguera de Dourados, MS, Brasil

Resumo

Este trabalho desenvolveu-se após estudo de caso, via observação e diagnóstico, da empresa Cia. da Esfiha Ltda., em Dourados, MS, que
trabalha no ramo de comida rápida e entrega em domicílio. A empresa não possui departamento, nem agência específica de marketing, as
ações são propostas pelo próprio empresário e autor. Durante este estudo de caso foi aplicado um questionário com dez perguntas fechadas,
encaminhado por e-mail a uma amostra de duzentos clientes escolhidos aleatoriamente, com esse, buscou-se traçar o perfil e os anseios dos
clientes e qual o canal de marketing seria mais eficiente para melhorar a comunicação com eles, uma vez que a empresa não utilizava-se ainda
de meios virtuais para comunicação com os clientes. Após este estudo foi observado que os clientes da empresa são em sua maioria jovens e
moram em lares com quatro a cinco indivíduos, tem uma frequência de pedidos de comida por telefone próximo de duas vezes por semana, tem
a usabilidade de internet diária, e preferem comunicar-se por este meio pela maior comodidade, e utilizam como meio de comunicação rápido
e eficaz o formulário virtual.

Palavras-chave: Marketing Eletrônico. Marketing. Administração Mercadológica.

Abstract

This work was developed after case study, by observation and diagnosis of the company Cia. da Esfiha Ltda., in Dourados, MS, which works
in the fast food branch and home delivery. The company has no specific marketing department or agency and the actions are proposed by the
own manager and author. For this case study a questionnaire with ten closed questions was sent by email to a sample of two hundred randomly
selected customers, within this we tried to define the profile and desires of customers and which marketing channel would be more efficient to
improve communication with them, since the company has not used virtual means for communicating with customers yet. After this study it
was observed that the company’s customers are mostly young and live in households with four to five people, has a frequency of food orders
by phone of twice a week, use internet daily and prefer to communicate by this mean due to greater convenience and use the virtual form as
a mean of communication fast and effective.

Keywords: E-Marketing. Marketing. Marketing Administration.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos